Escritores realizam noite de autógrafos

Escritores realizam noite de autógrafos
Famílias e convidados prestigiam o encerramento do projeto “Mas será que nasceu a macieira?”

Alunos das turmas dos 2° Anos do Ensino Fundamental I, autografaram sua obra prima na noite de 07 de novembro. Há 12 anos o projeto “Mas será que nasceu a macieira?” proporciona essa noite de autógrafos aos estudantes, sua famílias e convidados, como encerramento das atividades de produção textual interdisciplinar, que esse ano foi realizada pelas professoras Adriane Izabel Simon Araújo,  Amanda Vieira, Elizabeth Santos, Sheila Moreno, Idiane Correia. O evento aconteceu na quadra coberta da escola e contou, ainda com apresentações culturais dos alunos.

Durante o processo de produção, as professoras titulares e vigentes do segundo ano vão respeitando a individualidade de cada criança, seu ritmo, criatividade, atenção. Cada criança pensa sua história a partira da observação de cada figura do livro, vai organizando suas próprias ideias e, formando, assim, a sua própria história como autora. Nesse livro foram trabalhadas disciplinas como história (na passagem da vida dos personagens), geografia (com relação à mudança de paisagem no decorrer do tempo), matemática (nas idades dos personagens e no passar dos anos), ciências (nas estações do ano e nas transformações dos seres vivos com o passar do tempo, percebendo que há início, meio e fim para todo ser vivo), bem como a escrita das palavras e formulação das frases na sequência da história (com observação do início das frases com letra maiúscula, segmentação das palavras e a pontuação correta). Também o ensino religioso entrou em ação, ao estimular as crianças a perceberem um dos mandamentos mais lindos de Deus: “honrar pai e mãe”, uma vez que a personagem principal da história cuida do seu pai até o final da vida.

“Esse projeto é realizado como forma de concluir a série com essa linda produção textual e culminando com a Noite de Autógrafos. O objetivo é que, no seu final, cada criança se sinta capaz, com autonomia, acredite nas capacidades que cada um carrega dentro de si, e confie que poderá ser aquilo que quiser no futuro, sendo protagonista de sua própria história.  Percebemos que essa atividade é um marco na vida das crianças e das famílias”, observa a professora Adriana.

O ponto marcante desse ano foi a presença da aluna da 3ª série do ensino médio,  Ana Alice Rasslan, que participou do projeto quando fez o segundo aninho. Seu relato emocionou todo os presentes no evento. Ela relatou a todos, em detalhes, todas as suas lembranças ao participar do projeto quando criança, desde a escrita do livro em sala de aula com a professora Adriane, na época, os ensaios para a coreografia do dia de conclusão,  até a própria  Noite de Autógrafos.  A aluna lembrou ter se arrumado no salão, rememorou a roupa que usou no dia e a emoção em participar da noite de autógrafos do seu primeiro livro.

Os pais de Ana Lice, Carla e Guilherme Rasslan, também deram seu testemunho, demonstrando contentamento e gratidão à escola pelo processo que a filha teve durante todos os anos em que estudou nessa instituição. “A escolha pela Escola Franciscana Imaculada Conceição foi, sem dúvida, a melhor que fizemos para a vida da Ana Alice. Ao sair do terceiro ano do ensino médio, ela também carrega lembranças e carinho inestimáveis e eterna gratidão a cada pessoa que faz parte dessa escola”, disse a mãe.