Equipes da Gincana Cultural abrem as caixas temas

Equipes da Gincana Cultural abrem as caixas temas
Na técnica do espelho, cada aluno viu em si o responsável por colocar a palavra em prática no processo da disputa

A grande novidade da Gincana Cultural desse ano foi o recebimento de uma caixa com a palavra norteadora de cada equipe, que continha “atividades” a serem realizadas pelas professoras de ensino religioso, junto a padrinhos e estudantes. Nesse mês de abril, as equipes e seus padrinhos passaram pela nova experiência que buscou fazer com que os participantes da disputa voltassem a atenção para a palavra e vissem como a vivenciam e a concretizam nas ações que têm dentro da gincana.

“As palavras, como foram trabalhadas esse ano, trouxeram um peso maior no compromisso do estudante e do professor com elas. O trabalho realizado foi uma maneira de sensibilizar e fazer o aluno vestir a camiseta e suá-la dentro daquele tema proposto à sua equipe, nas suas atitudes nos ensaios, dentro da sala de aula, na dinâmica da equipe”, diz a coordenadora do ensino religioso, Celina Pereira Oliveira. Para ela, a dinâmica somou e selou o compromisso através da simbologia dos alunos assinarem a camiseta com a palavra norteadora da equipe e a entregarem ao padrinho ou madrinha.

“Foi um momento muito emocionante a assinatura da camiseta, que é a identidade da equipe. Percebi que a partir dessa vivência, já há um olhar atento sobre como as atitudes e ações podem refletir essa palavra”, comemorou o professor Adriano Rodrigues, padrinho da equipe do 1º ano do ensino médio.

As palavras trabalhadas foram as sorteadas juntamente com a cor de cada equipe, em março: cor vermelho e palavra respeito (9º ano EF), cor verde e a palavra justiça (1º ano EM); cor azul e a palavra solidariedade (2º ano EM) e a 3ª série ficou com o amarelo, a palavra diálogo para sua apresentação de despedida da festa junina.