Equipe de Ensino Religioso passa por encontro de formação

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Equipe de Ensino Religioso passa por encontro de formação
Encontro virtual rendeu muitas novas experiências e reflexões

Professores do Ensino Religioso, juntamente a Coordenação e Direção das EIC, participaram, de maneira remota, do encontro de Formação da Espiritualidade Franciscana, ministrado pela irmã Liliane Alves Pereira dentro do projeto de formação continuada da escola. Os participantes do evento foram presenteados com o livro: Francisco de Assis um itinerário de conversão e vivência do amor, obra de irmã Dirce Margarida Limberger (autora) e irmã Liliane Alves Pereira, ambas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã.

A irmã Liliane conduziu os envolvidos no encontro a se apropriarem do verdadeiro legado deixado por Francisco e sobre a vivência da penitência e da caridade. Ela os conduziu e provocou a olharem o caminho percorrido, retomando o propósito de cada um dentro da missão como educadores franciscanos, fazendo referência a citação de Francisco de Assis: “Comecemos, irmãos, a servir o Senhor Deus, pois até agora pouco ou nada fizemos”.

Lições aprendidas - “A irmã Liliane nos presenteou com uma manhã recheada de conhecimento, sabedoria e muito aprendizado. Transmitiu-nos, com uma leveza sem igual, quem foi Francisco de Assis e suas virtudes. Confesso que, vendo a irmã falar sobre penitência e caridade, me deu um nó no estômago. Fiquei refletindo sobre essas duas palavras, que parecem simples, mas tem um significado muito profundo para entender e praticar diariamente com as pessoas que fazem parte do nosso cotidiano”, considera a professora Vera Lúcia Farias, da Educação Infantil da EIC.

Já a professora Cleusa Venturini, dos anos inicias do Ensino Fundamental, destaca a condução para o reconhecimento pessoal “de quem somos e para onde vamos. E tudo isso, exige de cada um, tomada de decisões, disposição interior e escolhas fundamentadas no amor incondicional a Jesus Cristo. As palavras da Irmã Liliane, foram muito fortes ao afirmar que Deus tem que ser tudo em nós", diz ela.  

A experiência na área da saúde partilhada no encontro foi o destaque para o professor Reinaldo Valentim, dos anos finais do Ensino Fundamental. Essa abordagem, segundo ele, lhe “revelou traços do cuidado, do carinho, da caridade como escolha livre que deve ser sempre renovada e vivida com coragem, fé e intensidade, senão se torna peso, angústia, tristeza e desesperança” considerou. A professora Janice Rodrigues, do Ensino Médio, experimentou a “importância de vivenciar os conhecimentos, pois a inteligência só é importante se soubermos usá-la com sabedoria.  A inteligência justifica nossas ações. Já a sabedoria nos faz saborear tudo que aprendemos”.

Perfil - A irmã Liliane Alves Pereira tem formação em Enfermagem, possui especialização em Assessoria Bíblica e em Gestão Hospitalar e dos Serviços de Saúde, mestrado em Enfermagem com ênfase em Liderança, Gestão e Ética e doutorado em Enfermagem com ênfase em Sensibilidade Moral e Ética. Já ocupou cargos de enfermeira assistencial na unidade clínica da Santa Casa do Rio Grande (RS), responsável pelo serviço de educação permanente em saúde, RT de enfermagem e diretora assistencial do mesmo hospital. Atualmente é professora na UFN das disciplinas de competência ético-legal e gênese de enfermagem no curso de Enfermagem e desenvolve ações interdisciplinares em saúde para outros cursos da área da saúde.  Também participa do Conselho de integração comunitária da UFN e do Observatório de bioética da CNBB. Na Congregação, atua como orientadora de retiros, colabora na formação das irmãs e vocacionadas e secretaria o Conselho de Gestão e Planejamento.

 

 

Notícias