Entre o doce e o azedo
As professoras Cleiciane Campos, Lucielma Teles e Silvana Ribeiro, do Berçário, realizaram no dia 19 de novembro, uma atividade integrada ao projeto “Os cinco sentidos”, iniciado em outubro e que se desenvolve até novembro. Nessa etapa, a atenção voltou-se para o estímulo do paladar do bebê. Para isso, as crianças foram conduzidas a diferentes experiências sensoriais, provando diferentes gostos.
A nutricionista da escola, Ana Paula Brunharo apresentou e preparou iogurte de inhame como degustação do doce e também ofereceu aos bebês o maracujá, fruta que estimula o azedo. A atividade do terceiro trimestre, assim como as anteriores, tem intuito de promover esse momento lúdico com o objetivo de fazer ponte na interação dos alunos com o mundo físico, com o esquema corporal, com a coordenação motora, tão importantes no processo de desenvolvimento da sua aprendizagem.
“Este processo de desenvolvimento do projeto é muito prazeroso, observamos e exploramos essa curiosidade dos bebês ao oferecer novos desafios, com as diferentes texturas, sabores, sons e cheiros. Foi possível perceber que eles adoraram explorar os materiais e interagiram com muito interesse a tudo que foi apresentado. Foi uma alegria presenciar os olhinhos curiosos dos bebês, o interesse em pegar, cheirar e explorar os materiais”, disse a professora Cleiciane.
Vale lembrar que é muito importante para o desenvolvimento da criança a correta estimulação dos cinco sentidos durante a educação infantil, principalmente nos primeiros anos de vida, fundamentais para a descoberta do mundo. Essas atividades têm importante papel de proporcionar que a criança perca o medo ou a aversão a determinadas sensações. “O quanto antes forem estimulados a essas experiências, melhor será a aprendizagem da criança sobre o mundo e sobre si”, ressalta a professora.