Ensino Médio abre cápsula do tempo um ano após seu fechamento


O dia 12 de setembro de 2024 foi marcado para as turmas da 1ª série do ensino médio como uma data muito especial. Numa cerimônia realizada na capela da escola, sob a orientação da professora Janice Menezes, da disciplina de Projeto de Vida, e coordenado por Celina Pereira (SER), os alunos que cursavam 9º ano EF em 2023, retomam a proposta do projeto de Vida agora no EM e abrem a Cápsula do Tempo.
No ano passado, durante as aulas de Projeto de Vida, os estudantes foram motivados a escreveram cartas destinadas à família, amigos, professores e para si mesmo (EU 2024). Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “projetar a vida” ocorre por meio de questionamentos e reflexões que levam os estudantes a desenvolverem o autoconhecimento, a valorização da própria vida e a ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive. “Esse é o momento em que são percebidas as tantas formas e jeitos de ser e de viver, fortalecendo o compromisso da escola com o protagonismo do estudante e com a educação que gera humanidade”, diz a professora Janice.
Cada estudante expressou em seu rosto, por meio de sorrisos e lágrimas a emoção ao ler as cartas e não só encontrar nelas desejos e confidências do que estavam sentindo, mas também planos que foram sonhados para que fossem concretizados nesse período. Agora, eles já se preparam para a cápsula que é feita no terceiro ano e aberta dez anos após.