Ensino Fundamental e Médio também retornam à EIC

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Ensino Fundamental e Médio também retornam à EIC
Medição de temperatura e higienização com álcool gel obrigatórios para entra no ambiente escolar

“Queria dormir cedo demais para acordar bem cedo. Estava muito animado, acordei às 5h da manhã, esperei minha mãe tomar seu café e já vim para a Escola”, essa fala de Conrado W. Machado, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental (E.F.) retrata o tamanho da ansiedade com que a maioria dos alunos dos anos iniciais do E.F. encarou a volta às aulas presenciais (também dos anos finais do E.F. e de todas as séries do Ensino Médio), a partir do dia 23/11. É uma rotina diferente, com presença de apenas 30% dos alunos de cada sala, com inúmeros protocolos de biossegurança, mas uma forma de adaptação à nova realidade imposta pela propagação da Covid-19.

Conrado se diz muito feliz por voltar à escola, enumerando suas maiores saudades no tempo de distanciamento: “senti falta de estudar na sala, de brincar aqui, de fazer aula de educação física. Era isso que eu queria”, dispara ele. Apesar do ensino remoto estar proporcionando a continuidade, com qualidade, dos conteúdos programáticos, rever professores, colegas, andar pelos corredores da escola, estar na sala de aula fez diferença nesse momento. “O retorno de quatro, seis alunos e somente em alguns horários [reduzidos] é necessário até que as crianças se acostumem em ficar com a máscara, por exemplo. Se fosse colocado o período inteiro, não sei se eles iriam dar conta de ficar com ela, essa adaptação devagar é melhor”, analisa Aline Menon, que tem uma filha no 1º ano e outra no 4º ano do E.F..

A mãe lembra que foi necessária uma nova organização familiar para acompanhar as aulas on-line: o pai supervisionava as filhas nas aulas, pela manhã, e a ela cabia as atividades e a preparação para provas, à tarde. “Elas se adaptaram de forma bem tranquila, 2020 não foi um ano perdido, minha filha do 1º ano está alfabetizada”, comemora a mãe.

O retorno foi escalonado e com período de duas horas de permanência na escola para cada turma. Ainda contou com a orientação sobre os protocolos de biossegurança e com atividades que reintegraram os estudantes à rotina presencial.

Notícias