Eicon abre espaço para experiências dos estudantes
A Feira do Conhecimento (Eicon) alcançou sua terceira edição esse ano. No dia 14 de novembro, estudantes do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e os da jornada estendida exibiram e apresentaram trabalhos nas mais diferentes formas de construção do conhecimento. A quadra coberta, os laboratórios, o hall e o anfiteatro do pré-universitário foram tomados por experiências e vivências, orgulhosamente divididas com o público formado, em sua maioria, por familiares e amigos dos participantes. O evento foi organizado pela supervisão educacional e pelos coordenadores pedagógicos dos diferentes níveis de ensino.
Durante o ano letivo, os estudantes são desafiados a construir e produzir materiais, objetos, maquetes, entre outros, a partir das aulas vivenciadas nos componentes curriculares, cientes que esses materiais serão expostos na Feicon. Ao longo dessas experiências, eles vão aprendendo a trabalhar em equipe e usam essa habilidade na produção, montagem, apresentação e desmontagem da feira.
Na frente dos visitantes, os alunos se esforçam para demonstrar domínio de conhecimento, por meio da apresentação e argumentação sobre o trabalho exposto, já que ela é uma vitrine à comunidade escolar e externa para os trabalhos por eles elaborados, demonstrando todo o seu protagonismo alcançado a partir da mediação dos professores em seus respectivos componentes curriculares.
“O processo de ensino-aprendizagem ganha sentido quando a teoria é possibilitada na prática. O estudante é mediado pelos professores a desenvolver conhecimento científico, a partir da teoria, com foco na prática, literalmente “aulas mão na massa”. O protagonismo estudantil está em ler, organizar, criar, testar e estudar a melhor forma de apresentação do seu trabalho a ser socializado na feira, por meio de uma diversidade de materiais, produtos, maquetes, experimentos e performances. Nosso objetivo educacional é o desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais e socioemocionais”, diz a supervisora educacional Eliane Maria Amaro.