EICiências abre espaço leve no caminho do conhecimento

EICiências abre espaço leve no caminho do conhecimento
Júlia, à esquerda, considera o laboratório um espaço de "descanso" da rotina escolar

Estudantes da 2ª série do ensino médio, que optaram pelo Clube EICiências como disciplina eletiva, têm participado das aulas do clube, semanalmente, em contraturno ao horário de aula regular. O laboratório de química e biologia da Escola é a “sede” do clube que se firma como oportunidade para aulas práticas e dinâmicas, uma vez que são bem equipados.

Nesses encontros, são realizadas aulas de biologia e química, de acordo com o conteúdo trabalhado anteriormente em sala de aula.  “Aqui os alunos são protagonistas das atividades, manipulam vidrarias e equipamentos, trabalham em equipe e reforçam a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala. Além disso, trabalhamos também práticas relacionadas à ciência no nosso cotidiano”, destacou a professora orientadora, Patrícia Sotolani, durante o experimento de química, com teste chamas.

Para a estudante Julia Betoni Garcia, da 2ª série A, a experiência tem se mostrado divertida e leve. “A gente acaba descansando do dia cansativo e aulas teóricas ao fazer pesquisa, sair do laboratório, andar pela escola procurando musgos e fungos, ir ao bosque... Vira uma aula de campo e é muito alegre”, considera ela. Júlia ainda elogia a professora Patrícia, enaltecendo sua capacidade de trazer os assuntos estudados em aula com muita tranquilidade. “É muito fluida a aula, muito divertida, a gente senta nas bancadas e vai atrás do material”, diz a estudante.

Quando questionada se essa experiência está influenciando na sua escolha profissional, ela é taxativa: quer vivenciar a área de artes, mas não miniminiza a importância do clube em sua formação. “Ter essas experiências diferentes facilita muito qualquer profissão”, diz.

O que são disciplinas eletivas: Eletivas é um componente curricular que envolve diferentes habilidades e pressupõe a diversificação de situações didáticas, pois visa aprofundar, enriquecer e ampliar o repertório dos estudantes sobre um ou mais componentes curriculares e/ou área de conhecimento. Definem-se como disciplinas eletivas as disciplinas de livre escolha do aluno, respeitando-se suas reais necessidades e interesses.