EIC retoma aulas presenciais no dia 03/11

Escola Franciscana Imaculada Conceição
EIC retoma aulas presenciais no dia 03/11
Toda a estrutura foi adequada às normas de biossegurança

No dia 16 de outubro, as autoridades competentes de Dourados divulgaram o decreto N° 2.955, que autoriza o retorno presencial das aulas da Educação Infantil. Essa retomada foi liberada a partir do dia 19 de outubro, com percentual de retorno de 30% da capacidade de cada turma. Apesar do sinal verde, a Escola Imaculada Conceição retomará as atividades presencias no próximo dia 03 de novembro. Atraso? Não, cuidado.

“A proposta de educação da SCALIFRA-ZN está alicerçada na filosofia de Francisco de Assis e na pedagogia de Madre Madalena Daemen, que considera as dimensões do cuidar como funções indissociáveis, buscando a centralidade do educando na sua essência humana. O retorno às atividades letivas presenciais precisa ser feito com cautela e de forma integrativa, em vias de maior assertividade e preservação da saúde de nossos estudantes, professores e demais membros da comunidade educativa”, explica a diretora, imã Adriana Santos.

Nas duas semanas que antecedem o retorno da EIC, acontece a preparação da Comunidade Escolar. A primeira ação foi escutar os pais/responsáveis com relação a sua intenção retornar ou manter o ensino remoto, por meio de uma pesquisa. Cerca de 75% das famílias responderam à pesquisa. Dessas, 41% externaram o desejo de retornar para o ensino presencial e 31% responderam que preferem continuar na modalidade on–line.

Todo o ambiente físico da Educação Infantil está plenamente organizado conforme os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias. Todos os profissionais da Escola passam por treinamentos e utilizam os materiais de proteção individual integralmente garantir a segurança de todos os envolvidos nessa nova fase da educação. “Será uma data muito marcante na história da nossa Escola. Enfrentamos uma pandemia, criamos novas formas de aprender e ensinar e, depois de sete meses, é hora de voltar. Voltar diferente, mas alegres e afetuosos jeito próprio do Ser Franciscano. Retornar à Escola encontrando novas formas de ‘abraçar’, de estar juntos, de pertencer e aprender. Basta, no entanto, ouvir a voz da professora, ou ver um sorriso que se expressa pelo olhar, para que as crianças se sintam em casa de novo, no espaço que já é familiar a todos eles e que deixaram repentinamente”, comemora a diretora.

Adriana Santos se mostra bastante agradecida a cada família pelo apoio durante essa caminhada da escola na pandemia . "Agradecemos também a Deus, que até aqui nos conduziu e, certamente, daqui para a frente Ele nos conduzirá.  Pedimos as bênçãos de Deus sobre todos com a intercessão da Mãe Imaculada e São Francisco de Assis, desejamos saúde e que continuemos na confiança de dias melhores. Paz e bem!", finaliza ela. 

 

 

Notícias