EIC faz live da oração pela vida

Escola Franciscana Imaculada Conceição
EIC faz live da oração pela vida
Transmissão feita ao vivo ,da Capela da EIC, foi acompanhada por colaboradores e famílias de alunos

Praticando a ideia que estar separados em função das medidas preventivas contra o Covid-19 não significa estar isolados, a equipe do Serviço de Ensino Religioso (SER) e a direção da EIC fizeram, nessa Quinta-feira Santa, uma transmissão ao vivo (live) de uma hora, para Exposição e Adoração ao Santíssimo por meio das redes sociais. Mais uma vez a tecnologia, que vem sendo ainda mais explorada como meio de comunicação, serviu para aproximar a comunidade franciscana e para manter viva a tradição do verdadeiro sentido da Páscoa tão importante para a escola.

Todos os cuidados necessários para preservar a segurança dos poucos participantes da cerimônia foram tomados e o tema da transmissão foi justamente: Em oração pela vida. Renova-me, Senhor. Como forma de representar a presença de todos os colaboradores, fotos dos grupos de profissionais, reunidos em momentos anteriores, foram colocadas nas cadeiras da capela. Todos eles e suas famílias foram lembrados na oração e muitos participaram com comentários e pedidos de intenções durante a celebração. Pais de alunos atuais e antigos alunos também se conectaram com a live.

A coordenadora do SER, Celina Martins, assinala que a equipe queria manter a tradição do encontro dos colaboradores, que sempre acontece em momentos carregados de emoção. A live foi o instrumento que possibilitou esse encontro na fé e na oração, seguindo o carisma franciscano. “Na manhã desta quinta-feira, dia da Instituição da Eucaristia, tradicionalmente celebramos e confraternizamos com os nossos colaboradores. Neste ano de 2020, impedidos de estarmos reunidos porque se faz necessário cuidar da vida, ficando em nossas casas, nos reunirmos em pequeno grupo representando a família Imaculada e, em sintonia com todos, realizamos o nosso louvor e adoração. Diante de Jesus Eucarístico apresentamos as nossas dores e alegrias”, destacou a diretora, irmã Adriana Santos.

“Somos de diferentes credos e diferentes religiões, mas professamos a mesma fé no Pai Criador, presente ali, na Eucaristia que nos revigora. Tudo isso num templo só, o templo de Deus em cada coração”, destacou Celina.

E o momento tocou muito os colaboradores. Em mensagem ao grupo organizador, a orientadora Sidirlei Pepinelli, que acompanho de casa, escreveu: “gratidão por este momento. Mesmo distante fisicamente, continuamos juntos pela fé. Como em todas as Quintas-feiras Santas que tive o presente de participar na EIC, mais uma vez foi possível sentir a presença divina entre nós. Que Deus abençoe a todos sempre. Obrigada por nos amar tanto, meu Deus todo poderoso, e obrigada por pertencer a esta família Franciscana. Momento muito forte e muito lindo”. Já a recepcionista Fabiana Estocco Missiato elogiou: “que momento divino. Se Deus quiser, tudo vai passar e logo estaremos todos juntos e mais fortes”.

A transmissão teve duração de uma hora entre acolhida, condução inicial, momento penitencial, momento de intenções, proclamação do Evangelho, meditação da palavra, contemplação, recolhimento do Santíssimo ao Sacrário até o altar ser desnudado, manifestação de um grande e respeitoso silêncio pela Paixão e Morte de Jesus.

Notícias