Educação física coloca corpo em movimento novamente

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Educação física coloca corpo em movimento novamente
Circuitos e jogos foram as atividades realizadas

Depois de quase nove meses de atividades escolares em home office, nesta semana o percentual de alunos que voltou às aulas presenciais retomou, também, as atividades de educação física com o professor Douglas Sauda. No geral, o profissional mesclou atividades físicas (respeitando o ritmo e limite de cada aluno), com outras lúdicas. Um recomeço que mexeu tanto com os alunos, quanto com o professor.

“Eu senti como se estivesse no meu primeiro dia de aula”, diz o professor, referindo-se ao nervosismo. “Foi muito gratificante voltar nesse espaço, reencontrar os alunos, estava com muitas saudades. A escola preparou tudo com carinho e segurança, minhas aulas foram muito produtivas e os alunos gostaram bastante”, acrescenta ele. Douglas destaca que um aluno externou que queria que as aulas estivessem assim, fazendo Educação Física no sistema presencial. “Percebi nessa fala da necessidade que estão de ter esses momentos de volta, mesmo que seja aos poucos”, destaca.

A falta do espaço físico foi externada pelo pedido dos alunos (de outra turma) para darem uma volta pelo ambiente. “Claro que aceitei, no final fomos fazer um passeio pela escola, em cada lugar que eles passavam falavam das coisas que faziam durante as aulas e no recreio. Parecia que estavam vivendo aquilo de novo. Estou muito confiante e animado para voltar com as aulas presenciais em 2021”, ressaltou o professor.

Alerta - Um fator que preocupou o professor foi o estado físico dos alunos. Como muitos ficaram nesta pandemia sem realizar nenhum tipo de exercício físico, tiveram as capacidades físicas e habilidades motoras comprometidas. “Com a volta das aulas, vamos ter muita atenção para aprimorar as capacidades físicas e desenvolver as habilidades motoras. Os alunos alegaram que o único momento que realizavam alongamento era nas aulas práticas de Educação Física e isso é preocupante, pois a família tem que procurar incentivar os filhos a realizarem alongamentos e atividades físicas em outros momentos”, alerta o professor. A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou, no dia 25 de novembro, uma nova recomendação para as pessoas praticarem pelo menos 60 minutos de atividade física durante cinco dias da semana. Isso contribui para o equilíbrio físico e mental do indivíduo.   

 

 

Notícias