Cultivo enfoca o Jeito Franciscano de Ser

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Cultivo enfoca o Jeito Franciscano de Ser
Textos de São Francisco de Assis e a proposta de Itinerários de Formação da Rede SCALIFRA-ZN serviram de base à reflexão

A equipe do Serviço do Ensino Religioso (SER) proporcionou uma manhã de sábado diferente aos professores do Ensino Médio, no dia 17 de setembro. Reunidos no ambiente da 3ª série, onde muitos deles atuam, os mestres vivenciaram o cultivo franciscano, com o tema “O Jeito Franciscano de Ser”. A prática, já cristalizada na escola, deu o pontapé inicial às comemorações ao dia do patrono da EIC, São Francisco de Assis, comemorado em 4 de outubro.

A dinâmica do encontro, também embasada na proposta dos Itinerários de Formação da Scalifra-ZN, voltou o olhar para os escritos franciscanos com o texto “O espelho da perfeição”, em que Francisco descreve o jeito de ser do frade perfeito. “Na educação também almejamos a excelência e a perfeição. Então, buscamos somar isso ao que cada um pode oferecer com seus dons e atitudes”, ressaltou Celina Pereira, coordenadora do SER.

Os professores foram motivados a enxergar além de si, perpassando pela vida dos alunos, aqueles nos quais marcas são deixadas. Também foi retomado, no Referencial Educacional, as habilidades franciscanas relacionando-as às atitudes, ao jeito de ser que cada professor reflete no espaço escolar.

Foi, sem dúvida, um momento de espiritualidade, partilha, alegria, criatividade, renovação, valorização e muita reflexão. “Algo de extrema importância para a continuidade e conclusão do ano letivo. Precisamos estar reabastecidos da filosofia franciscana para construir, vivenciar e intensificar verdadeiramente o jeito de ser franciscano”, assinala a coordenadora, parafraseando o humorista Diogo Almeida, referenciado no cultivo, quando ele destaca: “o professor,  na sua jornada é alguém que, muitas vezes, está numa enchente que se chama educação para resgatar e salvar vidas”.

Notícias