Contadores de histórias “atacam novamente”

Contadores de histórias âatacam novamenteâ
Material de apoio dá um clima ainda mais especial às histórias

A semana do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) serviu estímulo para o projeto “Os Contadores de História” entrar em sua fase de evolvimento das famílias. Todas as turmas da educação infantil (incluindo o polo e o berçário) participam dessa vivência na escola desde o início do ano letivo e agora expande-se propondo um momento de contação de história em família para criar uma memória afetiva com essa experiência.

O projeto foi iniciado na sala de conto, com contação de história realizada pela Rejani. Em sequência, os estudantes das turmas de maternal II, pré I e II passaram para a retirada de livros na biblioteca e os levaram para casa. Para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, cada professora escolheu um espaço da escola para contar a história escolhida para a turma e apresentou a bolsa personalizada com o livro, os fantoches e demais objetos apresentados no contexto da história escolhida para o projeto “Os contadores de história”. Ele finaliza com o envio do material para a realização da contação de história em casa, junto com a família.

Na dinâmica do projeto, cada criança leva para casa uma bolsa personalizada, contendo um livro literário, o caderno de registro, os fantoches e dedoches e demais acessórios para contar a história à família e se compromete a devolver até o prazo de dois dias. Cada família, partindo da sua criatividade, faz o registro do momento em uma folha do caderno, através de relatos escritos, desenhos ou fotos.

O Projeto tem como objetivo promover a leitura na escola e na família, utilizando como recurso principal a contação de história. As atividades desenvolvidas neste projeto, intensificam a ação pedagógica, estimulam a imaginação, ampliam o conhecimento, auxiliam no desenvolvimento da concentração e oralidade.

Segundo a coordenadora da educação infantil, Fernanda Gabatel Barbosa, nessa fase escolar é fundamental que os livros e as histórias façam parte da rotina de atividades. “Por meio de momentos lúdicos, podemos despertar o interesse da criança para que ela se apaixone por livros e que a leitura não seja uma obrigação e sim um momento envolvente e de muito conhecimento. Por isso, é muito importante a escolha do livro, ele precisa ser adequado para a idade da criança”, destaca Fernanda.