Como melhorar a imunidade das crianças

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Como melhorar a imunidade das crianças
Projetos na EIC incentivam alimentação natural e de qualidade

Muitos são os projetos e iniciativas pedagógicas que, na EIC, incentivam a alimentação saudável junto aos alunos nos diferentes níveis de ensino. Comer alimentos saudáveis também é uma forma de cuidado com o corpo, casa primeira de cada ser. Nesse momento em que um vírus está ameaçando a saúde mundial, a imunidade de cada um faz diferença. É sabido que uma alimentação balanceada e que evite produtos industrializados leva, naturalmente, a imunidade alta.

No contexto atual, há, ainda, a preocupação das mães com as infecções respiratórias que têm maior frequência no outono, estação que se aproxima no mesmo momento que todos estão preocupados com o Coronavírus. Ter bons hábitos de vida é o que determina a imunidade. Porém, algumas estratégias podem diminuir a vulnerabilidade às infecções respiratórias ou diminuir o impacto delas nesse período.

A nutricionista da EIC, Ana Paula Flora, selecionou algumas dicas para ajudar as crianças a aumentarem sua imunidade. Vale a pena ratificar: boa alimentação é sempre um investimento a longo   prazo para uma vida saudável para a família inteira.

Então algumas dicas para as crianças são:

  1. Aumentar o consumo de alimentos e diminuir o consumo de produtos alimentícios (industrializados), ou seja, aumente a frequência de frutas, verduras, legumes, grãos, sementes. Prato colorido é a melhor dica para compor uma boa refeição.
  2. Consumir alimentos ricos em:
  • vitamina C: laranja, acerola, goiaba, kiwi, limão, morango, folhas verde escuras.
  • Selênio: castanha-do-pará (a principal), gérmen de trigo, brócolis, couve, alho, repolho, rabanete.
  • Zinco: cereais integrais, carnes, peixes, frutos do mar, aves, leguminosas
  • Ferro: carnes vermelhas, aves, peixes, feijão, verduras verde escuras.
  • Probiótico: Kefir de leite, de água ou iogurtes naturais.
  • Prebiótico: aveia, banana, maçã, chicória, alho, cebola, biomassa ou farinha de banana verde.
  1. Usar própolis (o não alcóolico pra crianças)
  2. Tomar sol ou suplementar vitamina D
  3. Exercitar-se. Brincar ao ar livre.

Ana Paula ainda separou duas receitinhas para a família fazer e aproveitar esse momento de quarentena de uma forma divertida. Envolva as crianças para terem a sensação de “eu que fiz”. Assim, tudo fica ainda mais significativo e o ambiente se enche de Paz e Bem. Bom apetite.

Notícias