Como aprender matemática brincando?

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Como aprender matemática brincando?
Alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental estiveram reunidos, no último dia seis de outubro, na quadra coberta, para participarem da Gincana de Matemática – EICálculos. O evento aconteceu sob orientação dos professores Valdir Aguiar e Fabrício Germany, com a colaboração da coordenadora Nilva Serrano S. Piovesan e dos orientadores Fábio Bettoni e Clodoaldo Posca. 
 
O EICálculos foi idealizado a partir da utilização de resolução de problemas desafiadores, envolvendo conteúdos matemáticos, que pudessem ser vinculadas à recreação, tendo, também, como objetivo promover a integração entre estudantes e professores e despertar nos alunos o gosto pela Matemática. A equipe organizadora ainda acrescentou uma prova de atitude solidária, a qual arrecadou mantimentos que serão doados em forma de cestas básicas à Associação Anjos do Senhor – AAS. A entidade desenvolve um programa em prol dos enfermos carente e hospitalizados e atendidos pelo SUS. Nessa atividade, os alunos mais uma vez superaram as expectativas, com o espírito de solidário próprio dos estudantes da EIC.
 
Outras brincadeiras já conhecidas dos alunos também fizeram parte do dia, como o tangram, o cubo mágico, sudoku e torre de Hanói. O EICálculos propõe ao educando uma aprendizagem divertida e prazerosa, pois estimula a usar seus conhecimentos prévios na construção do pensamento. 
 
É intenção dos professores proporcionar momentos de aprendizagem de forma lúdica, que façam com que o aluno crie gosto pela matemática, faça relações entre os conteúdos trabalhados em sala e perceba a importância do trabalho em equipe. "Os jogos e desafios, quando bem planejados, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático, portanto a proposta de uma Gincana de Matemática traz consigo elementos relacionados à competição entre equipes, assumindo um caráter esportivo e cultural", diz o professor Valdir.
 
***Mangahigh*** – Desde maio os alunos da EIC participam, de forma virtual, do Desafio Ninja de Matemática, na plataforma de estudos Mangahigh. A plataforma é um dos primeiros sites de Aprendizagem Baseados em Jogos do mundo, na qual os alunos aprendem Matemática por meio de jogos casuais construídos de propósito, que equilibram diversão e aprendizagem. E a estratégia vem dando certo. Segundo o professor Fabrício Germany, os alunos surpreenderam "na compreensão de conteúdos muito abstratos que, por meio do jogo, eles conseguiram aplicar. Houve uma assimilação maior por parte deles nesses conteúdos", testemunha ele.
 
Além da disputa, a ferramenta tem melhorado pedagogicamente as aulas de matemática, uma vez que os alunos passaram a interagir mais com o conteúdo. Eles comentam, questionam temas do jogo e isso ajuda nas aulas, segundo os professores. A plataforma é um projeto da Rede Scalifra-ZN, 

Notícias