Católicos comemoram os 800 anos do Presépio de Francisco de Assis

Católicos comemoram os 800 anos do Presépio de Francisco de Assis
Representação do nascimento de Jesus, proposto por Francisco, hoje é tradição no mundo inteiro

Tradição mantida pelo carisma fransicano, o presépio é elemento de destaque na decoração natalina que a escola sempre apresenta no período que antecede o Natal, justamente para lembrar que a data comemora o nascimento de Jesus. O presépio está montado junto à escada de acesso ao andar superior, próxima à recepção principal. As turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental fazem a visitação dirigida pelas professoras que contextualizam a cena e a importância do Natal como a data do nascimento de Cristo. Neste ano, entretanto, há um motivo ainda mais especial para contemplar e visitar essa intervenção: comemora-se 800 anos desde que São Francisco de Assis o criou. Para fazer lembrança desse fato tão importante para nós, como escola franciscana, trazemos algumas informações:

A Campanha para a Evangelização 2023, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), este ano a ação tem como tema “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”, inspirado na canção de frei Fabretti e de José Thomaz Filho [“Deus nos espera em Belém./ Sabe da fome que temos./ Vamos à casa do pão./Lá nosso irmão nós veremos”], e vai celebrar os 800  anos da criação do presépio por São Francisco de Assis.

O Papa Francisco também publicou a Carta Apostólica Admirabile signum (Admirável sinal) focando o tema. Dividido em 10 pontos, o texto recorda a origem do presépio com São Francisco de Assis, a sua obra de evangelização e as figuras e o simbolismo que o compõem. A palavra presépio vem do latim praesepium, que significa manjedoura. As Fontes Franciscanas serviram de referência ao Pontífice.

Segundo o Papa, armar o Presépio em nossas casas ajuda a reviver a história que aconteceu em Belém. Imaginando as cenas, estimulam-se os afetos e nos sentimos envolvidos na história da salvação. “O Presépio é um convite a «sentir», a «tocar» a pobreza que escolheu, para Si mesmo, o Filho de Deus na sua encarnação, tornando-se assim, implicitamente, um apelo para O seguirmos pelo caminho da humildade, da pobreza, do despojamento”, diz o texto.

A história da criação do presépio:

“As Fontes Franciscanas narram, de forma detalhada, o que aconteceu em Gréccio. Quinze dias antes do Natal, Francisco chamou João, um homem daquela terra, para lhe pedir que o ajudasse a concretizar um desejo: «Quero representar o Menino nascido em Belém, para de algum modo ver com os olhos do corpo os incômodos que Ele padeceu pela falta das coisas necessárias a um recém-nascido, tendo sido reclinado na palha duma manjedoura, entre o boi e o burro». Mal acabara de o ouvir, o fiel amigo foi preparar, no lugar designado, tudo o que era necessário segundo o desejo do Santo. No dia 25 de dezembro, chegaram a Greccio muitos frades, vindos de vários lados, e também homens e mulheres das casas da região, trazendo flores e tochas para iluminar aquela noite santa. Francisco, ao chegar, encontrou a manjedoura com palha, o boi e o burro. À vista da representação do Natal, as pessoas lá reunidas manifestaram uma alegria indescritível, como nunca tinham sentido antes. Depois o sacerdote celebrou solenemente a Eucaristia sobre a manjedoura, mostrando também deste modo a ligação que existe entre a Encarnação do Filho de Deus e a Eucaristia. Em Greccio, naquela ocasião, não havia figuras: o Presépio foi formado e vivido pelos que estavam presentes”, registra a Carta Apostólica.

A diretora da EIC, irmã Adriana Santos, lembra que “neste tempo, somos todos convidados a visitar o presépio e contemplar Deus que se faz pequeno, frágil, menino, para estar conosco eternamente como o nosso Emanuel, o Deus sempre presente no meio de nós”. Com isso, fica o convite para que as famílias contemplem o presépio da escola, absorvendo o verdadeiro sentido do Natal. “Ofertamos ao menino Deus nossa vida, nossos sonhos e esperança e, com o coração grato por esse amor que nos envolve, cantemos sem medo de anunciar: alegremo-nos todos no Senhor. Hoje, nasceu para nós o Salvador que é Cristo, o Senhor”, completa ela, desejando a todos um feliz e santo Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.