Carlo Acutis, presença espiritual na EIC
Beato Carlos Acutis. O nome, até então desconhecido para muitos, hoje é reconhecido pela comunidade escolar a partir da presença, na escola, de relíquias do jovem candidato à canonização. No dia 29 de outubro, a Missão Betânia MS intermediou a presença do padre Fábio Vieira, para uma conversa dele com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e com os do ensino médio sobre sua vivência por um ano com a família de Carlo, na Itália.
No encontro, o padre Fábio revelou aos jovem e adolescentes detalhes da história de vida e obra de Carlo contados a ele durante a convivência com a família no período da pandemia. Depois, respondeu a inúmeras perguntas feitas pelos estudantes, que demonstraram respeito e atenção à sua mensagem. “Foi inédito. Eles acolheram [a fala] sem reservas. Basta ver agora o resultado”, comemorou o religioso, ao receber muitos jovens no final da conversa, querendo tirar fotos, serem abençoados, conversar, ou receber um abraço.
“Quando se é chamado para uma missão, eu acredito que Deus reconhece na gente elementos para contribuir com alguma coisa. Assim eu me sinto: de alguma forma eu estou contribuindo na vida deles. Nesse pouco instante aqui, ouvi cada coisa... Mexeu com eles, o que significa que há um desejo de céu nessas crianças, nesses jovens, nesses adolescentes, que precisa ser alimentado. Eu me sinto agraciado por contribuir com isso”, declarou Fábio Vieira analisando o encontro na escola.
Há mais de duas semanas as relíquias estão expostas no hall do corredor inferior e foram visitadas pelas turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e estiveram presentes na Caminhada pela Paz. As famílias também tiveram acesso às relíquias e à história do adolescente que morreu de leucemia aos 15 anos e sempre proferia: “Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida”. De família abastada, reconheceu em São Francisco de Assis inspiração para atos de desprendimento e, na internet, encontrou canal para seus estudos, aprofundamentos e propagação de sua fé. Ele é candidato a ser o patrono da Internet.