Bullying, um assunto a ser discutido

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Bullying, um assunto a ser discutido
Estudantes participaram de dinâmcias que os fizeram refletir sobre situações vividas no ambiente escolar

Um projeto desenvolvido por meio de leituras, filmes, brincadeiras, dinâmicas e atividades em grupos, cotação de histórias. Assim é o trabalho que teve início em maio e se estende até outubro, junto às turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, de 6º a 9º ano. A psicóloga da EIC, Maristela Canisso Valese, vai interagindo em encontros regulares e conduzindo os alunos a reflexões sobre as causas e consequências do bullying em ambiente escolar.

Em rodas de conversa, é possível levantar as causas do problema. “É importante usar este momento para esclarecer o que é o bullying e suas consequências. A conversa deve ser descontraída, sem chamar a atenção, sem focar diretamente no problema, sem dar a palavra final”, diz a psicóloga. Para ela, é importante que os alunos falem livremente sobre o assunto, mesmo que aflorem situações conflitivas.

O projeto acontece porque a prática do bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas tanto dos agressores, quanto das vítimas. Para os especialistas, discutir as questões ligadas à essa prática com estudantes é importante, pois proporciona reflexão e evita que novos casos ocorram nas unidades escolares. “Este projeto pretende atuar com os alunos, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola e também para conscientizá-los das consequências causadas pelo bullying”, diz Maristela.

A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter consequências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema", finaliza a especialista. Vários outros momentos acontecerão durante o processo de discussão desse tema tão importante.

Notícias