Brigadistas de incêndio e gestão de 2025/2026 da CIPA recebem treinamento


Durante os dias 10 a 13 de março, os profissionais da EIC passaram pelo treinamento de segurança, desde prevenção de acidentes a situações de emergência, para saberem como agir no ambiente escolar e garantir a segurança de todos. Os especialistas de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho da rede SCALIFRA-ZN de Santa Maria-RS, o engenheiro de Segurança do Trabalho Eduardo Honnef e o técnico Wilian Nunes, começaram a semana aplicando uma prova dissertativa para a turma de 2024 da Brigada de Incêndio, avaliando o que foi ensinado no ano passado.
Já na terça-feira, dia 11, eles passaram o treinamento para os profissionais parte da gestão 2025/2026 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), com os temas voltado para a inclusão no ambiente de trabalho e a Norma Regulamentadora 5. Durante o dia, também orientaram para os setores que necessitam de maior atenção durante a execução dos serviços de forma individual e como deve ser o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).
O treinamento com a Brigada de Incêndio teve sequência na quarta-feira, com a equipe do SESMT aplicando as técnicas de combate a incêndio e emergências na parte da manhã, e no período da tarde as enfermeiras Edjane Saab de Souza e Ana Paula Batista dos Santos aprofundaram sobre Primeiros Socorros, como situações de engasgo, desmaios, convulsões, reações alérgicas e crises de asma, voltados para atender alunos e profissionais.
Para encerrar a semana, os brigadistas realizaram um simulado de abandono parcial em situação de incêndio na quinta-feira, 13, e os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio também participaram. O tempo de evacuação do prédio principal e do pré-universitário foi de 5 minutos e 50 segundos neste ano, 1 minuto e 10 segundos a mais que no ano passado, de 4 minutos e 40 segundos. No entanto, o engenheiro Eduardo Honnef fez observações positivas. “Apesar do tempo maior de evacuação e não ter a participação dos alunos da Educação Infantil, esse ano a organização do lado externo com os alunos foi muito melhor”.
A Defesa Civil de Dourados e a Polícia Militar colaboraram com a escola para a aplicação do simulado, bloqueando as vias de trânsito e garantindo a segurança de todos.