Bate-papo com jornalista no Projeto Literário

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Bate-papo com jornalista no Projeto Literário
Presença da jornalista Lilian Rech gerou debate e interação sobre a obra

O mês de abril foi dedicado à leitura durante as aulas de língua portuguesa das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental.  Como criar gosto pelas histórias literárias não é uma tarefa fácil, a professora Rosângela Teixeira buscou ajuda da autora Lygia Bojunga, por meio do livro “A bolsa amarela”, no qual ela dá vida a uma personagem que pode ser a porta de entrada para a literatura infanto-juvenil.  E, para envolver ainda mais os estudantes nessa “missão”, a professora ainda convidou a jornalista Lilian Rech para o encerramento do projeto, no dia 19 de abril, no salão da escola.

Durante a leitura, os alunos conheceram Raquel, personagem protagonista da história, que carrega na bolsa três grandes desejos: a vontade de crescer, de ser um menino e de se tornar escritora.  Raquel une o mundo real com seu mundo imaginário, cria fantasias e se conecta consigo mesma. Esse projeto de leitura pretende oferecer ao leitor estratégia de leitura, visando aprender os sentidos globais do texto, assim como que eles percebam a relação do texto com o contexto de produção e possam experimentar papéis sociais visando a adesão às práticas de leitura.

“Eu acredito no poder da leitura e da interpretação em todas as áreas da vida. Hoje, as crianças interpretam textos na escola, nas mais diversas disciplinas, não é somente na língua portuguesa. Ler e interpretar bem é o primeiro passo para se destacar em qualquer profissão. Tornar o momento da leitura e discussão de um livro mais prazeroso é muito, muito gratificante”, destacou a jornalista.

Para a professora Rosângela, “cultivar o hábito da leitura desde cedo é fundamental para estimular a capacidade imaginativa e o pensamento crítico. Ler desenvolve o vocabulário, a interpretação, melhora a concentração e a memória, além de criar empatia e vontade de aprender. Os livros também são um grande aliado no processo educacional dos adolescentes, contribuindo para seu desenvolvimento intelectual e emocional”.

Notícias