Aula prática, na horta, desperta alunos para alimentos naturais

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Aula prática, na horta, desperta alunos para alimentos naturais
Estudantes manipularam a planta e vivenciaram uma nova experiência na horta

Dando continuidade ao projeto de alimentação saudável, que vem sendo desenvolvido junto aos alunos da Jornada Estendida (JE), a professora Mara Carvalho proporcionou a eles, no último dia 28/04, um “dia de campo”. O foco dos estudos foi a mandioca, uma raiz extremamente utilizada na culinária regional. 

“Por meio dessa aula foi possível demonstrar para as crianças como ocorre o processo da mandioca, desde a plantação da rama até a colheita. Eles puderam acompanhar e ajudar na retirada da raiz”, destaca a professora.

Muitas vezes, a criança rejeita novos alimentos não industrializados oferecidos a elas. Na tentativa de convencê-la os adultos restringem o argumento ao fato de que tal alimento faz bem à saúde. “Isso torna difícil para eles assimilarem porque as crianças são muito visuais”, diz Mara. Levando seus alunos à horta, para olharem de onde vem o alimento que é servido no seu prato, a professora conseguiu proporcionar a eles uma experiência diferenciada, que se estendeu à família.

“Essa aula foi bem legal, eu levei a mandioca para casa, para minha mãe cozinhar e, quando fomos almoçar, ela estava tão macia, que desmanchou”, testemunhou o aluno Renato Carvalho, do 5º B do Ensino Fundamental. “Foi muito bom levar para casa”, disse, entusiasmado, o pequeno João Lucas Nunes, aluno do Pré IA, da Educação Infantil.

“Meu objetivo com esta aula foi justamente dar a eles a oportunidade maior para obter o conhecimento do conteúdo, por meio da vivência. Assim, tudo fica mais interessante. Foi exatamente isso que aconteceu”, comemora a professora.

Notícias