Aula inaugural de Lego Education é sucesso com os alunos


No dia 12, quarta-feira, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais inauguraram o novo laboratório de Lego Education, que faz parte da matéria Educação Tecnológica, ministrada pelo professor Gabriel Moreno Vascon. As aulas são guiadas pela plataforma “Spike”, uma ferramenta de aprendizagem STEAM para estudantes entre 10 e 14 anos de idade, que combina peças de Lego com hardware e software fáceis de usar.
O novo projeto inicialmente abrange os alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, mas tem planos para integrar o 9º ano e o Ensino Fundamental Anos Iniciais. As aulas de Educação Tecnológica na escola têm se tornado cada vez mais importantes, oferecendo uma série de benefícios para os estudantes. Na aula inaugural com o 6º ano B, o professor entregou aos alunos peças de lego e o tablet com o aplicativo que tem o manual para montagem, e eles tiveram liberdade para descobrir como seria o processo, podendo pedir auxílio se tivessem dúvida.
“A primeira aula e a primeira semana foram marcantes para os alunos. Era nítido no olhar e no envolvimento dos estudantes durante a atividade, e o espaço contribui para o desenvolvimento da proposta e na aprendizagem dos estudantes” avalia o professor. De acordo com ele, os benefícios para os alunos são diversos: desenvolvimento de habilidades técnicas, estímulo do pensamento crítico e criativo, trabalho em equipe, preparação para o futuro, engajamento e motivação, aplicação interdisciplinar, desenvolvimento da persistência, fomento à inovação e construção da autoconfiança.
A educação tecnológica é uma tendência que está crescendo no mercado e sendo incluída na sala de aula, por isso a EIC vem investindo nesse formato. “É uma excelente maneira de preparar os estudantes para o presente e futuro, equipando-os com habilidades práticas e teóricas que serão valiosas em diversas áreas da vida” resume Gabriel.