Aula em clima de fazenda

Aula em clima de fazenda
"Ordenha" lúdica faz com que a crianças viajem para o ambiente rural

Levar os pequenos alunos do Maternal 1, fase 2, da educação infantil ao contato com animais da fazenda, um ambiente bastante comum no MS, foi o objetivo do projeto desenvolvido pelas professoras Joyce Pires, Deise Hafemann, Patrícia Alvarez e Vera Lúcia Farias no primeiro trimestre. O projeto foi aplicado em sala, por meio de histórias sobre o tema, explorando texturas e imagens do livro, representações com atividades em sala de aula, músicas sobre bichos do ambiente rural e,  no final das atividades, houve a exposição de animais confeccionados de caixa de papelão para que as crianças pudessem interagir com eles.

O projeto “Os animais da fazenda” levou em conta que os animais fazem parte do dia-a-dia e, por meio das atividades, os estudantes descobriram as características dos animais e os diferentes sons que cada um emite. Além de conhecimento, o projeto consegue desenvolver nos alunos atitudes de respeito e carinho pelos bichos.

“Durante o trabalho realizado, percebemos o interesse das crianças em conhecer os animais e as suas características. Os que mais chamaram a atenção dos alunos foram a ovelha e a vaca já que eles puderam sentir a textura macia do pelo (algodão) da ovelha, além de ordenhar, de forma lúdica, a vaquinha. Para tornar a ordenha possível, foi colocado areia fina branca dentro de uma luva cirúrgica, para as crianças interagirem, como se fosse a mama da vaca”, explica a professora Patrícia.

Esse é um projeto tradicional da educação infanti, que consegue estimular a interação das crianças com diferentes ambientes - nesse projeto, em especial, eles vivem o ambiente de fazenda, conhecendo um pouco sobre o habitat dos animais -,  no momento que elas começam a desvendar o mundo, aprendendo a diferenciar o meio em que vivem do habitat de outros seres.