Aula de laboratório sobre reações químicas encanta estudantes

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Aula de laboratório sobre reações químicas encanta estudantes
Prcepção de reações químicas do cotidiano foi entendida no uso de antiácido e por meio de outros experimentos

Quando reações químicas acontecem aos olhos dos estudantes, o conhecimento ganha um novo significado. Isso foi o que aconteceu com as turmas A e B do 9º ano do Ensino Fundamental, no último dia 11 de agosto (quinta-feira) na retomada de experiências em laboratório. Sob a orientação da professora Cláudia Samara Lima, os estudantes realizaram dois experimentos envolvendo conteúdos teóricos aprendidos em sala.  No primeiro momento, a professora apresentou o tema da aula, no caso, velocidade das reações químicas. Depois, eles verificaram a influência de fatores como temperatura, concentração e catalisadores na velocidade da reação. No terceiro momento, os alunos desenvolvem os experimentos para associar a teoria à prática.

A aluna Júlia Betoni Garcia, da turma A, comemorou o retorno das atividades práticas tanto no laboratório, quanto nas quadras da escola, lembrando que após dois anos e meio de estudos on-line, os conteúdos e orientações ficam mais fáceis de serem absorvidos. “É muito divertido. Ao fazer o experimento, enxergo e percebo: nossa, é isso, é por isso... consigo entender [o conteúdo teórico] de uma forma muito mais clara”, disse ela.

O colega Gabriel Nunes Domingues, da turma B, concorda com a opinião de que as experiências modificam o modo de aprender. “Vemos o conteúdo várias vezes na sala, mas aqui no laboratório percebemos como tudo acontece, o conhecimento se concretiza e fica muito mais fácil enxergar”, considera o estudante.

“A experimentação é uma ferramenta muito importante na construção do conhecimento e relação de teoria e prática”, considera a professora. Ela destaca que a química, quando trabalhada apenas na teoria, pode desestimular o interesse dos alunos, “visto que estes já trazem preconceitos quanto a disciplina por classificarem a mesma como difícil, complicada. Apesar da prática experimental ser de suma importância para a compreensão do conteúdo, muitas vezes o mesmo é apenas repassado na forma de fórmulas, explicações teóricas e exercícios que não relacionam a teoria com o cotidiano do aluno. Assim, eles conseguem enxergar os conteúdos da sala de aula no seu dia a dia, até mesmo na dissolução do medicamento para acidez estomacal”, diz.

Notícias