Aula de laboratório desperta a curiosidade dos estudantes

Aula de laboratório desperta a curiosidade dos estudantes
Interagir com um réptil vivo foi uma experiência nova

Assimilar o conteúdo teórico a partir de vivências práticas. Esse foi o objetivo da aula que a as turmas de 3º ano do Ensino Fundamental tiveram na manhã do dia 09 de março, no laboratório de biologia e química da Escola. O tema, animais vertebrados e invertebrados, foi desenvolvido em sala pelas  professoras Cleusa de Barros e Salete Maria Lopes Salmazo, apoiadas pela professora de inglês Andreia Janaice Ojeda de Carvalho. Já no laboratório, foi a professora Fabiana Rodrigues Nunes quem contribuiu para ampliar o tema.

Os estudantes vivenciaram a apresentação e explicação do conteúdo referente aos animais vertebrados e invertebrados, por meio de slides com tópicos e imagens do conteúdo. Também foi apresentado vídeo didático relacionado ao conteúdo, para melhor fixação das informações. Depois, houve um momento de interação e visualização com as amostras de animais disponíveis no laboratório, que foi seguida de uma atividade mais lúdica em sala de aula, quando eles construíram o “pote dos animais vertebrados e invertebrados”.

As atividades práticas de experimentação, assim como a utilização do laboratório, entendido como espaço propício às aprendizagens, caracteriza-se para os estudiosos em aprendizagens, “como uma importante alternativa para favorecer a construção do conhecimento colaborando para uma aprendizagem significativa e formação de conhecimentos científicos. Essa experiência leva o aluno a estimular seu raciocínio, testar conceitos, formular ideias e compreender os conteúdos já abordados, associando-os com nosso cotidiano”.

As aulas sobre animais vertebrados e invertebrados foram trabalhadas as principais características desses animais e os cinco grupos de vertebrados: mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e aves), assim como os grupos de animais invertebrados. Também foram abordadas as principais diferenças entre vertebrados e invertebrados, apresentados exemplos de cada grupo e feita a visualização desses animais a partir das amostras do laboratório da escola. E os resultados foram bastante positivos. “Foi enriquecedor, pois os alunos estavam ansiosos para rever o laboratório. Ficaram impressionados com os animais expostos. A aula prática é sempre encantadora”, considerou a professora Salete. “Foi uma aula inesquecível repleta de informações que as crianças jamais esquecerão. Eles amaram a aula”, encerrou a professora Cleusa, satisfeita.