Aula além dos muros da EIC

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Aula além dos muros da EIC
Estudantes aprenderam pela observação e por vivências do cotidiano

Quando é proporcionado um momento de vivenciar, descobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades nos alunos, tudo fica mais fácil de ser aprendido. Apostando nisso, as professoras uni-docentes das turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, Cleusa Ventorini de Barros e Salete Salmazo, proporcionaram uma aula-passeio na manhã do dia 27 de maio. O evento aconteceu em torno da escola, onde os estudantes vivenciaram novos aprendizados.

Na disciplina de Geografia, as turmas estão estudando os diferentes tipos de paisagens e as mudanças que as mesmas sofreram ao longo do tempo. E para que haja uma maior compreensão dentro do assunto, foi favorecida a observação visual e concreta das grandes mudanças que vem acontecendo nas imediações da EIC.

“Aproveitando essa oportunidade, falamos também sobre o cuidado com a natureza nos diferentes espaços geográficos colocando os lixos nas lixeiras adequadas, o respeito aos sinais de trânsito quando andamos pelas ruas e as diferentes formas de poluição que acontecem, especialmente a visual provocada pelos outdoors espalhados na cidade”, assinala a professora Cleusa.

Os alunos também pararam para apreciar as diferentes formas de expressões artísticas destacadas nos muros ao redor da escola, arte essa, realizada por diferentes mãos habilidosas que compõem a comunidade douradense. “As aulas ao ar livre, fazem parte do nosso currículo escolar e favorecem maior interação com o concreto e melhor aproveitamento dos conteúdos aos quais estão sendo trabalhados” finaliza ela.

Segundo Célestin Freinet (criador do movimento da escola moderna) “a aula-passeio proporciona sentir com todo o nosso ser, não só objetivamente, mas com toda a nossa sensibilidade natural”. Ela é experiência humanizadora que ressignifica a posição do aluno, transformando tanto sua visão de ser, quanto de estar no mundo, uma vez que é voltada para o interesse dos alunos, a partir de suas realidades, sendo o principal objetivo a motivação dos educandos para a aprendizagem.

Notícias