Atividades lúdicas trazem segunda língua para o cotidiano dos alunos

Atividades lúdicas trazem segunda língua para o cotidiano dos alunos
Brincando e exercitando o idioma, o aprendizado fica mais leve

Atividades que exigem o uso da língua inglesa em diferentes situações, em aula, para que seja possível expandir o vocabulário dos estudantes em diversas experiências culturais e sociais. Para isso, a professora de inglês, Andréia Janaice Ojeda de Carvalho, realizou, no dia 15 de fevereiro, uma dinâmica com as salas de 8º e 9º anos. A proposta foi centrada na discussão e execução de atividades usando balões, denominada Mind-blowing balloons (balões alucinantes).

A aula começa em sala com o uso do livro Magazine Intro, que traz a proposta de uma atividade diferenciada, trazendo a discussão da utilidade de um balão, do mais simples ou mais extraordinário. Os alunos devem pensar e discutir diferentes formas de se utilizar um balão, seja ele como decoração de uma festa de aniversário, ou até mesmo como uma forma para gelo, criando uma lista Top 5. Essa atividade está no tópico “More than meets the eye” do livro e tem como objetivo trazer temas diversos para os alunos discutirem e, além de chegar a uma conclusão com argumentos pessoais, participarem de aulas diferenciadas – geralmente com dinâmicas, brincadeiras, jogos e outras interações explorando a ludicidade e diferentes espaços na escola. Após esse primeiro momento em sala, com discussões e colaborações em grupo, cada aluno recebe um balão e um pedaço de barbante e são instigados a pensar de qual forma é possível utilizar os dois itens.

Somente nesse momento é revelada a brincadeira que será realizada na sequência, no pátio da escola: uma disputa de quem consegue permanecer com seu balão sem ser furado pelos colegas. “Cada etapa dessa atividade tem o objetivo de trazer um tema a ser explorado,  em inglês, dando oportunidade de os alunos terem um momento descontraído com competições e desafios que também trazem o uso da língua viva e em situações reais. É viver a língua no dia a dia, desconstruindo o seu uso tradicional da língua apenas escrita ou lida, mas sendo vivida em diversos momentos de aula, seja dentro de sala ou fora dela, seja durante as atividades, em um vídeo comum do YouTube, em um jogo online, em uma brincadeira entre colegas e também momentos mais descontraídos possíveis”, explica a professora.

Segundo Andréia, são propostas inovadoras proporcionadas pelo material de excelência da International School para a qualidade de aprendizado da língua vivida durante as aulas, além de serem bastante atrativas e deixarem os alunos o mais confortáveis possível para o aprendizado. Ela considera que esses são momentos que fazem a memória do estudante, que criam oportunidades de se expressar e de construir conhecimento junto com os colegas de forma leve e divertida.

“Eu percebo a felicidade dos alunos quando é anunciado que vamos fazer uma atividade fora de sala, ou em um outro ambiente como a sala de informática. Eles gostam muito de participar de desafios e se dedicam muito para vencer, ou ganhar os pontos da competição. Sem contar que o trabalho em grupo é muito eficaz para esse processo e eles se sentem mais corajosos e menos acanhados para se desafiar e tentar. Eu, como a professora, gosto muito desses momentos com eles. É possível ver o avanço dos alunos através de momentos como esse, ver os resultados das atividades, das explicações, das regras e da mediação de sala quando eles estão em ambientes onde eles devem ser mais autônomos”, diz ela.