Atenção à saúde emocional

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Atenção à saúde emocional
Objetivo é levar estudantes a conhecerem seu corpo e suas rotinas para potencializar os estudos

“Quando as emoções não vão bem, funções primárias como sono e apetite são alteradas”. Partindo desse princípio, o psicólogo Fábio Queiroz e a assessora pedagógica Nádia Gauna, da Escola da Inteligência (EI), realizaram um workshop com os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, na última quinta-feira (22/10). “Qualidade de sono e a tomada de decisão” foi o título do encontro, que aconteceu de forma remota.

Utilizando didática e objetividade, Queiroz abordou aspectos biológicos do sono, alertando para o processo de produção natural de melatonina, responsável pela regulação do tempo de repouso, que garante benefícios para a pele e para o corpo, atuando em conjunto com outras substâncias, como o cortisol. Ele também destacou a necessidade de ingestão de alimentos ricos em tripofano, para aumento do hormônio.

“Uma mente muito cansada não consegue absorver informação de qualidade”, anunciou o psicólogo, destacando que é na madrugada que acontece o sono de maior qualidade, evidenciando a necessidade de uma rotina de descanso para turbinar o processo de aprendizagem.

A ansiedade, o chamado “mal do século”, também foi tema do diálogo com os alunos. Foi feita a diferenciação entre a ansiedade como reação natural do corpo frente a novos desafios e quando ela se torna um transtorno. “O fortalecimento da saúde emocional, o autoconhecimento, o autocuidado e a percepção do funcionamento da mente são importantes para que alunos, professores e famílias possam, dentro da rotina diária, identificarem se fazem um bom gerenciamento das emoções e como lidam com elas”, preconiza o especialista. 

Mais que o ditado: “Cada escolha, uma renúncia”, o workshop também foi revelador sobre o processo de amadurecimento dos estudantes. Queiroz destacou que cada vez as escolhas são mais difíceis na vida, mas tranquilizou os estudantes, revelando que a cada nova tomada de decisão, se aprende a escolher com maior qualidade. 

No espaço para interatividade, os alunos conseguiram tirar dúvidas, questionar os profissionais e aprofundar o conteúdo, experiência positiva que deverá levar esse trabalho para as demais turmas de Ensino Médio da EIC muito em breve.

Notícias