Ano letivo de 2025 começa com Jornada Pedagógica


Os colaboradores e professores da EIC começaram o ano letivo com a Jornada Pedagógica 2025, no auditório pré-universitário da escola, no sábado, dia 25 de janeiro. A programação começou com um momento de acolhida e espiritualidade, e abordou o tema do Ano Jubilar “Peregrinos da Esperança”, que todos são convidados pelo Papa Francisco a viver e testemunhar. A História e Memória da EIC também foi apresentada, já que este ano a escola completa 70 anos, com o lema “Eu faço parte dessa história”. Em seguida, o Padre Fernando Lorenz, que também é formado em psicologia, foi convidado para palestrar sobre saúde mental e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Dando sequência em nossa manhã, tivemos um momento para falar sobre a Lei 15.100/2025, que foi sancionada no início deste ano. Ela dispõe sobre o uso restritivo de aparelho celular no ambiente escolar, e a direção percebeu a necessidade de abrir um diálogo com os professores. Essa nova lei gerou debates e inseguranças em boa parte dos pais e entre os profissionais da educação, com a EIC não foi diferente. Por conta disso, a advogada e ex-aluna Dayane Moreno Amaro palestrou para tirar dúvidas e discutir a lei, que consequentemente mudou o regimento da escola sobre o uso de celulares. “Posso resumir essa experiência como sendo muito bacana. No final, ficou claro que os educadores se sentiram muito mais preparados e confiantes para enfrentar os desafios do dia a dia na escola”, observou ela.
As atividades continuaram no dia 27, segunda-feira, com a Capacitação sobre a Lei Lucas nº 13.722/2018, que obriga a capacitação em primeiros socorros de funcionários e professores de estabelecimentos de ensino. As enfermeiras Edjane Saab de Souza e Ana Paula Batista dos Santos foram as responsáveis por esse treinamento, que abordou primeiros socorros adequados para cada faixa etária: bebês, crianças e adultos. Os profissionais da escola realizaram práticas para as enfermeiras acompanharem e corrigirem as ações de atendimento de emergência. A EIC também adquiriu um DEA (Desfibrilador Externo Automático), equipamento de primeiros socorros que pode ser usado para ajudar a salvar vidas em caso de parada cardíaca ou arritmia, para garantir a segurança de todos no ambiente escolar.
No dia 28, período da manhã e da tarde, os professores foram divididos em grupos, de acordo com o nível escolar que atuam e receberam orientações atribuídas a cada segmento. Os coordenadores pedagógicos trabalharam o aprofundamento da legislação, atendimento especializado e dinâmicas pedagógicas. Aconteceu também treinamentos para os professores do programa Bilingue, Educação Tecnológica e oficina de ludopedagogia para os profissionais que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos iniciais e Jornada Estendida.
A programação terminou no dia 29, quarta-feira, e a advogada Gilvane Dias, especialista em direito do trabalho, foi convidada para explicar sobre “Assédio Moral no Trabalho”. O objetivo é garantir que o ambiente de trabalho na EIC seja saudável para os professores e colaboradores, e isso reflita no tratamento também com os alunos.