Alunos do Pré interagem com ambiente do Ensino Fundamental

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Alunos do Pré interagem com ambiente do Ensino Fundamental
Alunos do Pré na sala do 1º ano: vivência antecipada do próximo ano letivo

Troca de papéis foi o que aconteceu entre as turmas da Pré Escola e do 1º ano do Ensino Fundamental na semana passada. Enquanto as turmas de Pré visitaram as salas do primeiro ano, para conhecer a nova realidade que viverão em 2020, os alunos do 1º ano tiveram uma “aula da saudade”, revivendo suas experiências da Educação Infantil. O principal objetivo da atividade é proporcionar a interação dos novos alunos com o ambiente e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, para onde serão promovidos no próximo ano.

As professoras recepcionaram os alunos com atividades especiais: os pequenos ouviram histórias e realizaram tarefas já sentados nas carteiras maiores. Já os “veteranos” visitaram as antigas salas da Educação Infantil, a Brinquedoteca e rememoraram atividades lúdicas que faziam enquanto estavam lá. As antigas mestras foram surpreendidas positivamente pelo desenvolvimento alcançado pelos ex-alunos nesse ano letivo.

Para a professora Alzira Nolasco Chaves, a dinâmica foi “uma troca de experiência maravilhosa”. Ela destaca que há certa insegurança tanto pela parte dos alunos, quanto das famílias, nessa transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. “Muitos acreditam que é tudo muito difícil no 1º ano”, diz. A professora relata que, ao ter contato com o conteúdo e com as professoras em atividades específicas como as que farão no próximo ano letivo, “eles conseguem ver que é um processo no qual, pelo estudo, eles vão progredindo. Isso os acalma e diminui a expectativa e insegurança deles”, considera.

 

Notícias