Alunos do judô participam de troca de faixas

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Alunos do judô participam de troca de faixas
Cerimônia também teve apresentações e festival

Uma agitada cerimônia, ocorrida sábado (03), no Ginásio Esportivo da EIC, marcou mais uma entrega de faixas e festival para os alunos do Judô. Participaram do evento alunos do Pré ao 5º ano da Jornada Estendida e alunos do 1º ao 5º ano que fazem aulas de judô de forma extracurricular. Além de Mariana Aquino de Oliveira, professora de Judô graduada pela federação de Judô do Mato Grosso do Sul desde 2013 (shodan), foram convidados Magno Torchi e Beatriz Camargo, professores da Associação Cano de Judô (ACJ), para auxiliarem na entrega de faixas.

Inicialmente, a acolhida foi feita pela irmã Adriana Renata Santos, diretora, e pela coordenadora da Jornada, Inês Buturi. Depois, a professora dirigiu-se aos pais abordando os principais objetivos da modalidade que são trabalhados em aula e os benefícios do esporte para a vida dos praticantes.

Durante a apresentação dos alunos que se seguiu, foram demonstrados elementos específicos do judô. A cerimônia de troca de Faixas, entretanto, era o momento mais esperado. “A troca de faixas é importante para todo aluno, pois é vista como um incentivo a mais para a continuação da prática esportiva, bem como muitos outros benefícios são encontrados durante este período de estudos, como o amadurecimento de cada aluno, a responsabilidade, a disciplina, respeito e amizade mútua”, ressalta Mariana.

Essa cerimônia acontece anualmente na EIC, mas pode acontecer até duas vezes no ano, dependendo da idade dos alunos. O Judô possui uma série de graduações. O iniciante começa na faixa branca e, para mudar a cor de sua faixa e se graduar, deve passar por uma prova prática, cujos conteúdos estão de acordo com a idade e o tempo de judô que o aluno tem. Para serem graduados os alunos devem dominar: um pouco sobre a história do judô, estudando a biografia do fundador, o país onde foi criado, os princípios do esporte; técnicas de amortecimento de quedas; técnicas de golpes, contra-golpes e golpes combinados e técnicas de imobilizações.

“Os resultados são maravilhosos. Encontramos os nossos judocas com brilho no olhar ao vestirem o judogui e amarrar a tão esperada faixa nova para as aulas, que todos conquistaram com muito empenho. O Judô é um esporte maravilhoso e o mais indicado para crianças. Os valores e ensinamentos transmitidos durante a aula, por meio das atividades realizadas, são levados para fora do tatame, compondo a vida de cada um e auxiliando na formação do cidadão”, ressalta a sansei.

Para encerrar a cerimônia, foi realizado o Festival (handori), quando os atletas se apresentam em combate. Todos os alunos receberam medalhas e certificado de promoção da nova faixa que conquistaram das mãos da família, momento que está registrado na Galeria de Fotos.

Notícias