Alunos descobrem novos sentidos

Escola Franciscana Imaculada Conceição
Alunos descobrem novos sentidos
Pesquisa no dicionário revela novas palavras e significados

Palavras desconhecidas foram o ponto de partida para a atividade que a turma de 5º ano C realizou nas aulas de língua portuguesa, com a professora Martha Alexandra Pitzschk. Os alunos estão aprendendo a utilizar o dicionário e descobrindo que muitas palavras são desconhecidas por não serem necessárias no cotidiano. “Exemplo disso são os vocabulários que se referem a áreas específicas de algumas profissões”, pontua a professora.

Para animar os alunos, a professora propôs um jogo que envolveu figuras diversas sobre as quais eles tiveram que pesquisar o significado no dicionário. A brincadeira consistiu em sortear as figuras e colar na testa de cada membro do grupo, que teve que, por meio de perguntas aos colegas, descobrir qual era a imagem que estava em sua testa.

“Assim fica muito divertido usar o dicionário”, considerou a aluna Frantcheska Michelini. Mas a atividade vai além da mera diversão. “É importante nutrirmos o desejo de sempre conhecer novos vocábulos pois, quanto mais amplo for nosso vocabulário, mais precisa será a nossa comunicação e nosso domínio da ortografia também sai fortalecido”, diagnostica Martha.  

 

Notícias