Alice e Fada Rê dão a largada do projeto de alimentação saudável

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
Alice e Fada Rê dão a largada do projeto de alimentação saudável
As personagens do imaginário infantil ajudam na apresentação de alimentos saudáveis às crianças

Uma versão adaptada do clássico “Alice no País das Maravilhas” está sendo o pano de fundo do projeto de alimentação saudável desenvolvido junto aos alunos da Jornada Estendida (JE). O lançamento do projeto, com novos personagens – até então eram os de Monteiro Lobato que interagiam com as crianças -  foi realizado nos dias 26 e 27 de abril, na sala do conto e no gramado da escola, onde foram criados ambientes de fantasia para a presença de Alice e da Fada Rê.

Os animais que participam das aventuras de Alice foram substituídos por alimentos, que ganharam diferentes personalidades O Alface é falante e muito vaidoso, o Limão, apressado e a Beterraba é exigente ao máximo. “Todo o esforço do projeto baseia-se na alimentação saudável ser um grande desafio para os pais. Com a indústria alimentar cada vez mais atraente aos pequenos, com alimentos processados que encantam, porém têm com baixo valor nutritivo, isso se torna uma missão difícil. Ao encantarmos as crianças com personagens de contos clássicos, se torna mais acessível a experiência de provar novos alimentos”, esclarece a professora Mara Rúbia dos Santos.

A nutricionista da EIC, Ana Paula Flora, acompanha de perto todas as atividades e contribui para o seu desenvolvimento. Ela analisa que a experiência tem sido muito positiva. “ Esse é um projeto muito importante porque o que as crianças vivenciam aqui [na JE] se reflete em casa. Ele é preparado com muito carinho por toda a equipe a partir do ponto inicial dado pela professora, que utiliza de forma incrível os recursos lúdicos para despertar curiosidade nas crianças pelos alimentos. O ambiente escolar é muito propício porque o coletivo favorece esse despertar. Tem sido muito positiva essa experiência”, considera.

O pequeno Luigi Ribas, do Pré 1, da Educação Infantil, mostrou-se encantado com  tudo o que viu. “Adorei que a Alice veio contar a história dos alimentos”, disse ele. E até mesmo a funcionária dos Serviços Gerais foi envolvida. “Adorei projeto, porque ele ajuda as crianças a comer comidas saudáveis, comer bem e vi que eles ficaram muito contentes”, disse Aparecida Porto dos Santos. Ao longo do trimestre muitas outras atividades envolvem os alunos e dão a eles consciência do quanto uma alimentação equilibrada traz benefícios à saúde. Tudo isso, sempre com muito apelo lúdico à participação dos estudantes.

 

Notícias