Abril focado na prevenção de acidentes e nas doenças relacionadas ao trabalho

Abril focado na prevenção de acidentes e nas doenças relacionadas ao trabalho
EPIs, de uso obrigatório, são expostos ao público

De acordo com a Previdência Social, foram notificados 7.506.055 acidentes de trabalho entre 2011 e 2022: 5.050.836 envolvendo homens e 2.447.812, mulheres. Considerando isso, a taxa de acidentalidade masculina de 2011 foi de 70,86% e, em 2022, houve uma taxa de 64,16%. A porcentagem de mulheres foi de 29,14% e, em 2022, 35,84%.  Apesar do aumento no número de acidentes de trabalho entre os homens em 2022, as mulheres tiveram um aumento de 22%, ao passo que os homens tiveram uma redução de quase 10%. Essas estatísticas reforçam e embasam o Movimento Abril Verde ter ganhado espaço na EIC desde o início do mês. Como estratégia para chamar a atenção sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a CIPA-EIC vem desenvolvendo várias ações junto aos colaboradores de todos os setores da escola.

A nova presidente da CIPA-EIC, Flávia Formagio, destaca que são várias as ações desenvolvidas ao longo do mês de abril. Uma exposição do material de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)  utilizados pelos profissionais dos serviços gerais e conservação, localizada no hall perto da escada do andar inferior leva a toda a comunidade a informação de que o cuidado com a segurança é priorizado na escola. Cartazes com mensagens de conscientização sobre segurança, proteção e cuidado com a vida foram distribuídos em lugares estratégicos para que a mensagem seja absorvida pelas equipes de trabalho e, para assegurar a saúde física, mental e emocional, o professor de educação física e presidente da APM, Douglas Sauda, está passando em todos os setores ao longo do mês, levando informações sobre a diferença entre atividades e exercícios físicos e incentivando os colaboradores a adotarem rotinas mais saudáveis em sua vida.

O dia 28 de abril é marcado, no Brasil, como o Dia em Memória da Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Essa data é importante para a reflexão, discussão, conscientização, troca de experiências e o desenvolvimento de ações para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil, com a participação de instituições, empresas, trabalhadores, empregadores e toda a sociedade brasileira. Segundo a presidente da CIPA, a escola tem poucos casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. “Não há um setor mais carregado, é do indivíduo. Conseguimos manter o equilíbrio”, comemora ela.