A solidariedade como lição de casa
As professoras Amanda Miranda da Silva, Jaqueline Leite Dino, Menara Manfré Ramos e Natany Garcia de Souza realizaram, desde agosto, o projeto Família Solidária, envolvendo os alunos das turmas de pré II A e B (matutino) e pré II C e D (vespertino) e suas famílias. No final de setembro, o projeto foi encerrado com atividades de interação do pré com outras turmas, a fim de proporcionar a partilha das experiências.
Durante as aulas de Ensino Religioso, os grupos refletiram sobre a importância da solidariedade e, como ação concreta, cada aluno, juntamente com a sua família, recebeu atividades para serem desenvolvidas fora da escola, ou seja, tarefa extra. Tal atividade estimulou a prática da solidariedade em família: a proposta foi realizar uma ação solidária de livre escolha (família carente, instituição, situações específicas... ), que foi registrada por meio de fotos e depoimentos sobre a importância da prática da solidariedade e também sobre o que sentiram ao cumprirem a tarefa.
Na preparação, as professoras contaram a história “O que cabe no meu mundo SOLIDARIEDADE” e exibiram aos alunos o vídeo sobre solidariedade não ter idade (clique aqui e assista, você também, o vídeo). Quando as fotos retornaram, em setembro, as crianças organizaram a exposição dos trabalhos e das vivências e relataram como desenvolveu o projeto e como se sentiu ao desenvolvê-lo. O foco maior foi nas emoções e sentimentos vivenciados.
“Convidamos as turmas de maternal I e II e as turmas de pré I, do matutino, para visitarem a sala do pré II A e B, que se reuniram. As crianças falaram sobre a sua doação e a importância de doar para quem não tem. Elas explicaram, empolgadas, para as outras turmas, foi um sucesso”, considerou a professora Amanda Miranda da Silva, do pré II B.