A Semana Franciscana que reconectou corações à essência da Paz
Há séculos, em uma pequena cidade na Itália, um jovem chamado Francisco abandonou as riquezas para abraçar uma vida de simplicidade, paz e um profundo amor por todas as criaturas de Deus. Sua história atravessou o tempo. E entre os dias 01 a 04 de outubro, a EIC fez uma pausa na rotina para permitir que esses ecos de Assis soassem mais forte, em uma Semana de pura reflexão e fé.
A jornada, coordenada com sensibilidade pela Coordenadora do SER (Serviço de Ensino Religioso) Celina Pereira Oliveira, foi um convite para que toda a comunidade escolar, do Berçário ao Ensino Médio, se reconectasse com a essência do carisma franciscano que dá nome e alma à nossa instituição.
No início da semana, turma por turma (do Berçário até o Ensino Médio), todas foram acolhidas na capela da escola para um momento de meditação. Foi um instante de quietude, uma oportunidade para acalmar os corações e abrir a mente para a jornada que se iniciava. Durante todos os dias, as portas da capela permaneceram abertas, não como uma obrigação, mas como um refúgio, para que cada aluno e colaborador, independentemente de sua religião, pudesse encontrar um momento para sua própria oração e reflexão.
Na quarta-feira, 01 de outubro, a comunidade escolar se reuniu para rezar o Terço da Paz, oração instituída pelo Papa Leão XIII como um apelo à união e à fraternidade entre os povos. O momento foi marcado por fé, devoção e esperança, convidando todos a se tornarem instrumentos da paz, como São Francisco de Assis tanto desejava.
No dia 2 de outubro, a escola viveu um dia de profunda espiritualidade. Pela manhã e à tarde, os alunos participaram de momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, mergulhando em silêncio e oração diante da presença de Cristo. E, às 17h, após o término das aulas, o espírito de Francisco de Assis se materializou em um dos gestos mais simbólicos de seu legado. Em frente à escola, o Frei Arcides, da Paróquia São José Operário, realizou a tradicional bênção aos animais. Cães, gatos e outros animais de estimação, trazidos com carinho pelas famílias, receberam uma bênção que nos lembrou do amor incondicional de Francisco de Assis por toda a Criação.
A emoção continuou na noite de 3 de outubro, quando os alunos do Ensino Médio levaram à Paróquia São José Operário uma representação que recontou a morte de São Francisco de Assis. A apresentação nos transportou para a Úmbria do século XIII, mostrando os últimos momentos do santo, já enfraquecido pela doença, mas sereno e cheio de fé. Cercado por seus irmãos, ele aceitou a morte com humildade, deitado sobre a terra nua, agradecendo a Deus pelo dom da vida e chamando a morte de “irmã”. Seu fim foi marcado pela paz e pela alegria de quem cumpriu sua missão de amor e entrega total a Cristo.
Para culminar essa semana de profunda imersão, a comunidade escolar se uniu no sábado, 4 de outubro, para a Caminhada pela Paz. Dando passos em união, levamos para as ruas de Dourados a mensagem de fraternidade que São Francisco nos ensinou.