44ª edição dos Jogos Interclasse EIC celebra o espírito esportivo

ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÃÃO
44ª edição dos Jogos Interclasse EIC celebra o espírito esportivo
Marina Voecili Brum (9ºA) leva a tocha na abertura dos Jogos Interclasse 2025 – um momento de orgulho e inspiração

A edição dos Jogos Interclasse de 2025 movimentou estudantes, pais e professores nos dias 23, 27, 28 e 29 de agosto. Participaram todas as turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, e a competição é dividida em dois blocos: o primeiro composto pelas turmas de 6º, 7º e 8º ano E.F., e o segundo pelas equipes de 9º ano E.F à 3ª série E.M., participantes da Gincana Cultural EIC. A execução dos jogos busca promover mais do que o melhor desempenho físico, como também o trabalho em equipe, disciplina e superação.

O evento deste ano foi memorável ao celebrar os 70 anos da escola, pois, além do tema da Gincana Cultural, as turmas do 6º, 7º e 8º anos tiveram como tema uma palavra norteadora ligada ao espírito esportivo que completava a frase “Aqui se constrói …”, em homenagem ao lema da instituição. Em clima de solenidade, a cerimônia de abertura, que aconteceu no dia 23, foi marcada pela entrada das bandeiras, seguida pela execução do hino nacional, que emocionou pais e colaboradores presentes, depois o juramento dos atletas, que reforça a ética e o respeito entre os competidores.

Outro ponto alto foi a interação entre pais e filhos. Por meio de jogos emocionantes, com pais contra estudantes e pais contra pais, os alunos puderam competir com suas famílias de forma descontraída e divertida. Essa experiência proporcionou interação entre os familiares entre si e fortaleceu os laços entre a comunidade escolar, além de destacar que o envolvimento familiar é essencial na formação dos alunos.

A solidariedade é um dos aspectos que nunca falta nas atividades da EIC, e nesta edição não foi diferente. Por meio de uma campanha franciscana, a ação deste ano foi a doação de alimentos não perecíveis, obrigatório para os participantes da Gincana Cultural e voluntário para as outras turmas, que não deixaram de contribuir. Os alimentos foram doados para o movimento católico de caridade Vicentinos da Paróquia São José, e o presidente Reginaldo Teixeira Cunha esteve presente na contagem. A generosidade dos estudantes se estendeu na ajuda para levar os alimentos aos veículos destinados.

Os Jogos Interclasse não foi apenas uma competição esportiva, pois simbolizou a união, a solidariedade e a vivência dos valores cristãos, pois até mesmo os alunos que não são atletas fizeram parte da torcida, com muita alegria e animação. Algumas turmas receberam medalhas, mas equipes participantes da Gincana Cultural somente perdem pontos se não seguem as regras, pois o objetivo é integração, respeito e fraternidade, valores que fazem parte da educação franciscana. A participação vibrante de todos mostra o verdadeiro espírito esportivo, que está na colaboração, respeito mútuo e celebração da vida em comunidade.

 

Notícias