Maternal e Pré-Esc

Maternal e Pré-Esc

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a autonomia, na Educação Infantil, objetiva formar o caráter da criança e assegurar o desenvolvimento integral saudável, sem perder a beleza e diversão da infância. A autonomia, nesta etapa, apresenta-se como aspecto fundamental para que a criança se sinta segura, independente, tenha iniciativa e desenvolva habilidades de fazer as coisas por conta própria, de acordo com sua faixa etária. À medida que a autonomia é alcançada em determinadas ações, outras ações mais complexas podem ser introduzidas e, assim, acontecer o desenvolvimento de forma processual e natural. A infância é o período preparatório para a criança atuar futuramente, de forma proativa, na sociedade. Desta forma desenvolvemos essa habilidade em muitas atividades, dentre elas destacamos:

• Favorecer rotinas diárias, atividades e brincadeiras, que estimulem a autonomia das crianças e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
  • Desenvolver as linguagens corporal, pictográfica, musical, escrita, oral e visual para potencializar as aprendizagens com autonomia;
  • Incentivar a interação social harmônica em atividades em grupo;
  • Orientar para a escolha de hábitos saudáveis (higiene e alimentação).