Anos Finais E. Fund.

Anos Finais E. Fund.

A palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”. Visto também como um sentimento positivo, o respeito inclui cuidado, consideração e deferência. No cotidiano social e escolar, crianças e adolescentes convivem com uma gama de diversidades étnica, de nacionalidades, crenças, comportamentos e gêneros; as quais são motivo de muita atenção. A forma como tratar, com respeito, a diversidade será fator determinante na formação do caráter e do perfil pessoal, objetivando gerar convivência harmônica.

Para promover o ambiente de Paz e Bem, os estudantes são estimulados a:

• Interagir, evitando fazer juízo de valor sem conhecer ou dar oportunidade de relacionamento, para criar um círculo de relacionamentos diverso e rico, num caminho livre de barreiras;
  • Debater ideias, respeitando as divergências, a fim e abrir possibilidades sobre novas questões;
  • Gerenciar diferenças e favorecer relacionamentos saudáveis;
  • Colocar-se no lugar do outro, ao invés de discriminar e, assim, gerar empatia;
  • Respeitar as diferenças, pelo fato de há semelhanças na diferença de cada um;
  • Desenvolver habilidades socioemocionais por meio das interações sociais.